O ornamentado chapéu de bicos deste “Portrait de femme” de Picasso não protege do sol ou do calor,não.
Grande e pomposo, o chapéu distingue esta mulher sentada das demais: atrai a sua luz, distrai do seu olhar vivo, arruiva o seu cabelo solto e combina com o complicado soutien que lhe sustém os dinâmicos e jovens seios.
A mulher está sentada e parada... mas tudo nela é movimento musical e gracioso.
Nesta relação de opostos, mais que a beleza parada e luz viva da femme fatale, espicaça-se a curiosidade que se solta das teias de aranha que lhe pregam o nariz ao chapéu, prende-se a visão nas suas potentes narinas taurinas que inspiram fortes colunas d’ar, entristece os lábios de sorriso descolorido e a orelha de tigela a qual, atenta ao exterior, capta a esperança de uma chegada.
Feita, tal como todos nós, de paragens andantes, a deslumbrante figura espera sabe-se lá o quê, sentada numa cadeira que Picasso tirou sabe-se lá de onde, para que nela desgraçadamente nos encantasse, sabe-se lá porquê!
Bb***
13/08/2010
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