Condomínio fechado!
Todos juntos, são uma coisa só.
Separados, mantêm a sua individualidade e cada um tem o seu B.I. definido, no que diz respeito à cor, ao formato, ao tamanho, à acidez, às fendas que apresentam, ao custo que têm na praça, ao uso que se lhes dá, ao peso, à rama que mantêm ou já perderam, ao tempo de vida, à terra de onde vieram, ao sol que apanharam, às chuvas que os lavaram!
Uma cabazada de tomates, é muito mais que uma coisa só: é a soma de muitas circunstâncias condicionantes, é um condomínio fechado, é meio caminho para o tacho fatal!
Neste caso, nem cabazada, nem tomates, nem nada: apenas a sua representação bela, colorida e atraente, um desenho que os perpetua, aos que já só existem no belo campo da ideia!
1 comentário:
Lave os tomates e divida-os em quatro. Numa panela ponha a aquecer o óleo, junte os pimentões, os tomates e a cebola e refogue, em fogo baixo por 1 hora, mexendo de vez em quando, pingando água. Deixe arrefecer e bata tudo no liquidificador ou processador.
Passe pela peneira e despeje a mistura novamente na panela.
Adicione o vinagre, o adoçante, o sal e a pimenta dedo-de-moça. Misture. Coloque o cravo, o grão de pimenta e a canela num saquinho de pano e amarre bem. Acrescente à panela, tampe e cozinhe em lume moderado, mexendo de vez em quando até engrossar.
Verifique o tempero e retire o saco de pano. Coloque o ketchup em frascos esterilizados, coloque-os de seguida numa panela funda cheia de água e deixe ferver por 30 minutos . Aperte bem as tampas.
Depois de abrir, conserve no frigorífico.
juntos é sempre melhor. sonjo
Enviar um comentário